quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alunos da APAE visitam museu particular em Palotina


Na manhã da última quarta-feira, 15, alunos do setor profissionalizante da Escola de Educação Especial Rouxinol (APAE), estiveram visitando o museu particular de Ademir Armani, que conserva em casa um rico acervo de objetos antigos. A coleção conta objetos usados por pioneiros de Palotina e também que vieram de outras regiões do Brasil. Os alunos estiveram acompanhados dos professores Nelvo Kollin, Janete Zadinello e Ieda Delai. Ademir explicou sobre os objetos expostos o que atraiu a atenção dos alunos.
Ademir Armani é genro dos pioneiros Santin Silvestre e Iracilda Brondani. Na residência onde mora com a esposa, Lizete e o filho João Pedro, ele mantém um espaço onde expõe cuidadosamente objetos que ganha dos amigos ou até mesmo encontra perdidos. A edícula da casa se transformou num espaço exclusivo de relíquias que são dos tempos da colonização de Palotina e de outras partes do Brasil. Há objetos com 100 anos de história. As peças mantidas na residência foram doadas por amigos. No espaço da casa Ademir possui mais de 160 peças devidamente expostas e que tem atraído a atenção das pessoas eu vão ao local. Com paciência e dedicação ele explica a origem de cada objeto com base nas informações repassadas por quem fez a doação.
“Muitas pessoas se interessam em ver o que temos aqui porque são objetos da história de Palotina e de muitos outros lugares”, diz Ademir que dedica muito cuidado a cada peça que recebe. Quando é necessário ele faz a limpeza das peças e até mesmo restaura para a exposição. Ademir disse que pretende continuar arrecadando objetos e expondo para quem quiser ver.
O museu particular de Ademir Armani fica na Rua Duque de Caxias, 443, anexo ao Salão da Iracilda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3649-5499.
Fonte: Folha de Palotina

Nenhum comentário:

Postar um comentário