sexta-feira, 30 de julho de 2010

Beto Richa anuncia novo Programa de Desenvolvimento


Em sabatina no Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná, promovido pelo Sistema Ocepar nesta sexta-feira (30), Beto Richa apresentou um novo Programa de Desenvolvimento Florestal para o Estado, a ser implantado a partir de 2011. O objetivo é evitar a iminente escassez de madeira, manter e expandir o parque industrial do Estado, gerar emprego renda e tributos e complementar ações de conservação e preservação do patrimônio natural.
“Vamos apoiar o cultivo de florestas nas pequenas propriedades rurais, principalmente no grande maciço do Noroeste, onde é necessária a integração com a produção de pastagem e para atender questões como a reserva legal e a recomposição de matas ciliares”, disse Richa. “O governo terá um planejamento de longo prazo para enfrentar o quadro de escassez iminente de madeira por falta de plantio de florestas.”
O Programa de Beto Richa vai atender tanto os produtores de celulose e papel como a produção de painéis de madeira, madeira serrada e compensada e ainda a produção de energia de biomassa, entre outros fins. O Programa vai privilegiar o produtor rural por meio do sistema de integração entre lavoura, pecuária e florestas plantadas.
O objetivo é que, até 2030, o Paraná tenha uma área de 1,6 milhão de hectares de florestas plantadas. Hoje o estado tem apenas 853 mil hectares plantados. O setor é responsável por mais de um bilhão de dólares em exportações anuais e gera renda que atende de forma direta ou indireta mais de 500 mil pessoas.
O Programa terá diversos benefícios diretos e indiretos, econômicos, sociais e ambientais. Ao diversificar a renda e gerar emprego, o plantio de floresta ajudará a manter a população em nas áreas de origem e também, por meio do seqüestro de carbono, a proteger a mata nativa, combater a erosão, conservar a água e manter a biodiversidade existente. Paralelamente, o programa garantirá a manutenção de milhares de empregos e os impostos recolhidos pelo parque industrial paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário