segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PSDB começa a se preparar para eleições

O PSDB de Palotina já está realizando reuniões visando as eleições do ano que vem. O repórter Jackson Luiz, da Nova Rádio Cultura, divulgou na manhã desta segunda-feira o resultado de uma reunião realizada no domingo. Conforme o repórter foram definidos os nomes para compor o diretório municipal e também os pré-candidatos a prefeito pelo partido. Osvaldo Paulino de Freitas, Valmor Burin e Enio Moesch seriam pré-candidatos definidos pelo partido, entre outros nomes.
Assim como o PSDB, outros partidos já mantém encontros visando o mesmo objetivo. Informações dão conta de que PT, PMDB e DEM já começam a discutir o tema.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prefeitos encerram missão à Colômbia e Peru


Terminou nesta quinta-feira (24/2) a missão de prefeitos da região Oeste do Paraná ao Peru e Colômbia iniciada no dia 14 de fevereiro e preparada pelo Sebrae em parceria com a Amop. De acordo com o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Aparecido José Weiller Junior, a avaliação é positiva. “Tivemos a oportunidade de mostrar nossas potencialidades e conhecer as experiências bem sucedidas desses dois países em busca da melhoria da qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento da pequena e média empresas. Ao mesmo tempo, nossos anfitriões conheceram a região Oeste paranaense, celeiro agrícola do Estado e uma das mais desenvolvimentistas do Brasil”, destaca.
Além de conhecer programas focados ao desenvolvimento regional, das micro e pequenas empresas e das pequenas propriedades agrícolas, os prefeitos oestinos tiveram oportunidade de acompanhar parcerias público-privadas que existem nos dois países visando projetos de desenvolvimento com inclusão social. “Essas ações poderão ser aplicadas na nossa região através de trabalho coordenado pela Amop de mobilização e conscientização das nossas universidades públicas e privadas, bem como cooperativas e grandes indústrias, visando criar novas oportunidades de negócios por aqui”, afirma.
“É necessário ressaltar a participação dos prefeitos que ajudaram muito a mostrar o trabalho da Amop e agradecer a parceria com o Sebrae, que com credibilidade reconhecida em toda América do Sul abriu as portas dos governos federais dos países e também de entidades públicas e privadas, como as câmaras de comercio de Bogotá, Medellin e Lima”, relata Junior.
“Tivemos a oportunidade de conhecer mais profundamente as plataformas de trabalho que vêm fazendo com que esses países, antes condenados a uma pobreza extrema, consigam se desenvolver com destaque em sua economia, mesmo tendo problemas territoriais e de clima desfavoráveis. Isso nos dá a certeza que, com trabalho sério e com a união de todos, possamos vencer as nossas adversidades e fazer com que a região Oeste continue sendo modelo para o País. Porém, temos que crescer de forma homogênea em todos os municípios da região”, declara.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Enquete é finalizada com 8.708 votos


A enquete colocada no ar no Blog Entrelinhas On Line recebeu em oito dias 8.708 votos dos internautas que responderam à questão QUAL DESSES NOMES VOCÊ ESCOLHERIA PARA SER CANDIDATO (A) A PREFEITO (A) DE PALOTINA.
A maioria dos votos, 4.800 (55,12%), foi registrada para o atual prefeito Luiz Ernesto de Giacometti. O segundo mais votado foi o ex-prefeito Valmor Burin, com 1.410 votos (16,19%). O terceiro mais votado foi o vereador Osvaldo Paulino de Freitas, o Val, com 1.048 votos ou 12,03%. O vereador e presidente da Câmara Sérgio Luiz Sevignani foi o quarto mais votado, com 757 votos (8,69%). Os demais resultados ficaram assim: Albertinho Dondoni, com 251 votos (2,88%); Madelaine Riedi Oliveira, 183 votos (2,10%); Dirce Burin, com 76 votos (0,87%); Elir de Oliveira, com 70 votos (0,80%); Eurico Fernandes Barbosa, com 42 votos (0,48%); Natal Bonaldo, com 33 votos (0,38%); Ronaldo Ióris, com 23 votos (0,26%) e Eleci Donin, com 15 votos (0,17%).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Equipe da Educação e vereadores visitam Centro de Educação em Toledo


A secretária municipal de Educação de Palotina, Judith Sendtko, e sua equipe, acompanhada ainda do presidente da Câmara, Sergio Luiz Sevignani e dos vereadores José Messias Mendes e Osvaldo Paulino de Freitas, estiveram visitando, nesta quinta-feira, 17, o Centro de Educação Infantil Hilda Angela De Marchi, em Toledo. O objetivo foi ver o funcionamento da estrutura já que Palotina terá um centro com a mesma capacidade de atendimento. A equipe de Palotina conheceu todos os serviços realizados e conferiu a sistemática de funcionamento.
No retorno a Palotina foi feita uma visita ao canteiro de obras do centro que está sendo construído no bairro Por do Sol.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Globo repercute notícia de preso que ficou entalado na cadeia de Palotina


Choque de gestão em Palotina


No discurso do prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores, ficou evidente a mudança de postura em relação ao trato com sua equipe de governo. O prefeito falou em cumprimento de metas por parte dos secretários, numa espécie de choque de gestão, e anunciou que vai conversar com todos os setores da comunidade e com a população para saber os anseios e necessidades. Ele disse que vai ter uma atuação "apolítica". Giacometti também anunciou que 2011 será marcado por obras importantes, entre elas a remodelação das avenidas, que deve ser concluída até o final do ano.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Beto Richa lança internet em banda extra larga da Copel

Com uso de voz e imagens em alta resolução transmitidas em banda extra larga, um diálogo via internet entre o governador Beto Richa e o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, vai marcar nesta segunda-feira (14), o lançamento do BEL-100, um serviço da estatal que permitirá conexões em velocidades de até 100 Mbps (megabites por segundo) e, simultaneamente, trafegar voz e vídeo pela internet com qualidade superior e sem interrupções.
O ato que marcará o lançamento e a estreia do BEL-100 da Copel utilizará dois aparelhos de videofone, um instalado no gabinete de Beto Richa, no Palácio das Araucárias, e outro na sala de reuniões da diretoria da Copel, no bairro do Batel.
Inicialmente, o serviço estará voltado ao mercado corporativo, atendendo a empresas e outros grandes usuários de internet - como o próprio Governo do Estado. "Toda a estrutura da administração estadual - direta e indireta - poderá se conectar em banda extra larga pelo sistema de fibras ópticas da Copel, conferindo agilidade e velocidade à gestão dos serviços públicos, com muita economicidade", assegura o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.
"Estamos cumprindo a orientação do governador Beto Richa de colocar à disposição da população do Paraná a moderna e vigorosa estrutura de telecomunicações construída pela Copel para aumentar a competitividade do Estado, beneficiar a coletividade e, ainda, gerar fontes adicionais de receita e novos negócios para a empresa", completa.
A primeira conexão em banda extra larga do projeto, com velocidade de transmissão de dados, voz e vídeo a taxas de até 100 Mbps, terá parâmetros de qualidade, disponibilidade e confiabilidade comparáveis aos de países como Japão e Coréia do Sul. Outra novidade é que o serviço será faturado pelo consumo, em moldes semelhantes ao faturamento do consumo de energia elétrica.

Grandes Tilápias!


No sítio do amigo José Itamar da Silva, denominado Rancho Fênix, em São Miguel do Iguaçu, é possível capturar tilápias com até 5 quilos. Há vários anos ele mantém um grande açude onde cria as tilápias que são retiradas em pescarias com amigos e familiares.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Água tratada no campo!


O prefeito de Palotina e vice-presidente da Amop Luiz Ernesto de Giacometti participou na quinta-feira (10), da primeira assembléia ordinária de 2011 da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Na oportunidade Luiz Ernesto aproveitou a participação de representantes do Governo do Estado no evento para relatar as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos, principalmente com relação às estradas rurais. Luiz Ernesto também compartilhou com os demais prefeitos e autoridades estaduais o projeto que está sendo executado em Palotina que visa levar água tratada em praticamente 100% das comunidades do interior. “Numa grande parceria com o governo federal, através do Fundação Nacional de Saúde - Funasa, estamos construído mais oito poços artesianos no município e com essa ação, vamos garantir mais qualidade de vida as pessoas que residem no interior de Palotina”, afirma Luiz Ernesto. (Fonte: Assessoria)

COMUNICADO: ENQUETE!

Recebemos alguns e-mails de leitores que sugeriram outros nomes para serem colocados na enquete que lançamos. Agradecemos a todos que estão votando e também pelas sugestões. Infelizmente na enquete atual não podemos fazer alterações porque senão os votos seriam zerados. Anotamos as sugestões e na próxima enquete vamos acrescentar os nomes.

19 funcionários que não se recadastraram terão salários bloqueados na AL

Terminou nessa sexta-feira o recadastramento dos funcionários efetivos da Assembleia Legislativa do Paraná. No total 476 pessoas fizeram o cadastro. A direção da Casa estimava que havia 459 funcionários nesta situação. Já os 19 que não se recadastraram, terão os salários bloqueados até que regularizem a situação. Um balanço mais detalhado sobre a atualização cadastral deve ser divulgado na próxima semana. O objetivo do recadastramento é saber se as pessoas que recebem o salário do legislativo realmente trabalham na Assembleia. (Fonte: Blog da Joice)

Deputados se preparam para mais uma batalha eleitoral

Eles ainda nem esquentaram a cadeira de deputado, afinal, assumiram o mandato no dia 1º de fevereiro, e já pensam numa nova disputa eleitoral.
Pelo menos oito deputados estaduais já manifestaram disposição em concorrer às prefeituras de seus municípios nas eleições do ano que vem.
Na lista de pré-candidatos até agora, os deputados Enio Verri, do PT (Maringá), Luiz Eduardo Cheida, do PMDB (Londrina), Waldyr Pugliesi, do PMDB (Arapongas), Francisco Buhrer, do PSDB (São José dos Pinhais), Teruo Kato, do PMDB (Paranavaí), Dr. Batista, do PMN (Maringá), Cesar Silvestri Filho, do PPS (Guarapuava) e Augustinho Zucchi, do PDT (Pato Branco).

Disputa anima Verri
Com 84 mil votos, Enio Verri foi o terceiro deputado mais votado no Paraná nas eleições do ano passado.
Em Maringá foi o mais votado, o anima a disputar a prefeitura no ano que vem.
Verri havia disputado o cargo em 2.008, mas perdeu para o prefeito Silvio Barros, do PP, que se reelegeu.
Se é brincadeira ou não, o petista “culpa” o governo Lula pela sua derrota, afinal, Maringá foi o município que mais recebeu verbas federais, que vieram pelas mãos do então deputado Ricardo Barros, irmão do prefeito.
A diferença foi brutal. Barros fez 104 mil votos contra 40 mil de Verri.

Foi por pouco
Um dos mais jovens deputados estaduais, Cesar Silvestri Filho também vai disputar a prefeitura de Guarapuava pela segunda vez.
Em 2.008 perdeu por uma diferença pequena – dois mil votos – para o prefeito Fernando Ribas Carli, do PP.
Só se houver unanimidade
Há entre os peemedebistas quem defenda a volta do ex-deputado Gustavo Fruet.
Hoje, no entanto, não há unanimidade e, segundo um deputado do partido, Fruet só volta se houver consenso.
O time do senador Roberto Requião seria o obstáculo do tucano.

PMDB terá candidato
O senador Roberto Requião não autoriza ninguém falar em seu nome sobre as eleições em Curitiba.
Isso significa que a afirmação que poderia apoiar a candidatura de Luciano Ducci não corresponde a verdade, segundo fontes próximas a ele.
O senador defende que o partido tenha candidato próprio e assegura que o PMDB tem nomes.
Entre eles, Rafael Greca e Marcelo Almeida.

Decepção com os adesistas
Pelo twitter, Requião tem expressado sua indignação com os deputados do PMDB que aderiram ao governo Beto Richa.
A aliados diz que os adesistas contrariam os bons costumes da democracia e passam à população a certeza que não têm princípios e defesa de ideias.
Tempo de TV só para quem tem candidato
O senador paranaense Alvaro Dias, do PSDB, apresentou nesta sexta-feira (11) projeto de lei que, na prática, acaba com as coligações.
A proposta altera a Lei 9.504, de 1997, para excluir, do cálculo do tempo de propaganda no rádio e na TV dos candidatos de coligação, o tempo correspondente aos partidos que não lançam candidatos ao cargo em disputa.
Seu argumento, no entanto, é impedir a "colonização" do tempo de TV e rádio de alguns partidos por outros, que detêm candidatos. Mais do que isso, impedir eventuais negociações “pouco republicanas entre partidos”.
-- Essas negociações são desprovidas de conteúdo político e ideológico e visam apenas a ampliação do tempo de propaganda de um determinado candidato, destacou.

PDT deve respeitar a vontade do povo
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, disse em Cascavel, onde visitou o Show Rural, que como o partido perdeu a eleição, “temos que respeitar a vontade do povo, mas temos que manter nossa independência”.
A poeira das eleições do ano passado nem tinham baixado e três dos quatro deputados eleitos pelo PDT – Augustinho Zucchi, Nelson Luersen e Fernando Scanavacca – se “abraçaram” ao governador Beto Richa.
Apenas o deputado André Bueno integra a bancada de oposição na Assembleia Legislativa (Fonte: Hora H News)

Val tem audiência com o governador Beto Richa

O vereador Osvaldo Paulino de Freitas, o Val (PSDB), teve audiência nesta semana com o governador Beto Richa. Val encaminhou pedidos para o município, entre eles mais equipamentos para o Corpo de Bombeiro Comunitário. Ele também encaminhou pedidos em nome de comunidades. Val retornou satisfeito com a recepção dada pelo governador.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Representando o Legislativo, Sevignani encontra ministro da Agricultura no Show Rural


Ontem o presidente da Câmara de Vereadores de Palotina, Sérgio Luiz Sevignani, em visita ao Show Rural Coopavel, em Cascavel, representando o Legislativo, se encontrou com o Ministro da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Wagner Rossi. Em conversa com lideranças, Sevignani defendeu apoio aos pequenos produtores, especialmente a aprovação do Código Florestal. “Esta é uma luta de toda a classe produtora, para que tenhamos um código florestal que contemple produção a preservação ao meio ambiente”, destaca.
O presidente da Câmara visitou estandes o estande da IAC, de Palotina e conheceu algumas novidades apresentadas no maior evento do gênero da América Latina.

Falece idosa de 109 anos que residia em Palotina

Faleceu às 7h da manhã desta sexta-feira, 11, aos 109 anos, Florinda Maria de Jesus, a mulher mais idosa de Palotina. O corpo da idosa está sendo velado na Capela Bom Jesus e será sepultado no Cemitério Municipal às 18h.
Dona Florinda nasceu em Salvador, no dia 15 de junho de 1901. Aos 72 anos ela veio para o Paraná, mudando-se para Francisco Alves e posteriormente para Palotina. A idosa tem sete filhos, 17 netos, 28 bisnetos e dois tataranetos.

Câmara aprova doação de terreno à UFPR

Na manhã desta sexta-feira, 11, a Câmara de Vereadores de Palotina realizou uma sessão extraordinária com a presença da maioria dos vereadores e sob a presidência de Sérgio Luiz Sevignani. Três Projetos de Lei que autorizam a abertura de crédito adicional no valor de R$ 328.600,00 foram aprovados em primeiro turno e seguem agora para segunda votação na sessão ordinária da próxima segunda-feira, 14. Dos recursos autorizados, R$ 205 mil estão previstos para construção de redes de galerias pluviais nos bairros Osvaldo Cruz, Jardim Social e Dallas. O restante, R$ 123.600,00, está previsto para ampliação da Escola Municipal Vale Verde.
Outro Projeto de Lei aprovado na sessão, de número 018-2011, autoriza doação de terreno à Universidade Federal do Paraná (UFPR) para construção de uma agência de inovação tecnológica, com incubação de empresas para formular experiências na área e tendência econômica do município. A UFPR vai construir uma estrutura para que as empresas possam realizar experiências.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Beto Richa participa do Show Rural Coopavel

O governador Beto Richa visita nesta quarta-feira (9) o Show Rural Coopavel, em Cascavel, considerado um dos maiores eventos de difusão de tecnologia de última geração para o setor agropecuário da América Latina. No evento, o governador cumpre agenda de compromissos com o setor rural, cujo ponto alto será a assinatura de convênio com o Banco do Brasil, que dará garantia de financiamento para a continuidade e ampliação de políticas públicas executadas pelo Governo do Paraná. O governador chega ao Show Rural às 9h, quando visita os estandes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Emater e outras empresas paranaenses. No Iapar, Richa irá reforçar os compromissos do Governo do Estado em apoiar a política de conservação de solos. Em seguida, concede entrevista coletiva à imprensa. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, também participa do encontro. (Fonte: Assessoria)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Rossoni realiza reunião com novos diretores


Foi realizada neste domingo uma reunião entre o Presidente do Legislativo Valdir Rossoni e todos os novos diretores da Assembléia Legislativa do Paraná. Estiveram presentes o 1º Secretário Plauto Miró e o 2º secretário Reni Pereira. De acordo com Rossoni o encontro foi um momento para discutir as principais ações que serão implantadas a partir desta segunda-feira (7), assim como para uma avaliação das medidas adotadas neste início de gestão. O balanço geral deve sair nas próximas horas.
Momentos antes do início da reunião, o presidente informou sobre um novo grampo encontrado na tarde deste domingo.

DENGUE: Com três casos confirmados, Palotina está em alerta


Palotina já tem três casos confirmados de dengue e outros seis suspeitos sendo investigados. O serviço público de saúde está em alerta máximo e estratégias estão sendo adotadas para tentar conter a proliferação do mosquito e consequentemente o registro de novos casos. Na semana que passou o Comitê Municipal de Combate à Dengue, formado por representantes de vários segmentos, se reuniu para definir algumas ações. Os membros chegaram à conclusão que a mobilização deve continuar na cidade para combater a doença.